Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

TST decide que terceirização fraudada é ilícita

Informativo n° 195

Publicado por Natalia Piccolo
há 5 anos

O Ministro Douglas Alencar Rodrigues, da 5ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, foi relator no processo que tinha como objetivo o reconhecimento da ilicitude da terceirização da atividade-fim fraudada, mesmo após o STF considerar lícita a possibilidade de terceirização das atividades-fim das empresas.

Assim entendeu o relator: "Afinal, essa singular situação de fraude não foi considerada no julgamento proferido pela excelsa Corte, nem tampouco as Leis 13.429/2017 e 13.467/2017 impuseram a revogação dos artigos , e , todos da CLT, nos quais, além de fixados os conceitos de empregador e empregado, está assentada a nulidade absoluta de todos os atos que impeçam a vigência dos dispositivos da legislação social. Em síntese, a possibilidade de ampla terceirização, reconhecida pela Excelsa Corte e pelo legislador ordinário, não autoriza a fusão das figuras do contratante de serviços terceirizados e da própria empresa de prestação desses serviços. Desse modo, para se alcançar conclusão em sentido diverso, seria necessário revolver fatos e provas, o que não é possível ante o óbice de que trata a Súmula 126 deste TST. 5"

Observe que o Ministro considerou que a caracterização de subordinação jurídica direta entre o Tomador do Serviço e o Empregado caracteriza o vínculo direito com o tomador dos serviços, podendo ser considerado a terceirização ilícita pois fraudada.

Dessa forma, restando evidenciado a existência dos requisitos caracterizadores do vínculo empregatício, quais sejam: onerosidade, habitualidade, pessoalidade, pessoa física e subordinação direta, poderá ser desconsiderada a terceirização, reconhecendo o vínculo de emprego direto com a tomadora, nos termos da súmula 331,TST.

Julgado: (TST-AIRR-1043-96.2012.5.03.0048, 5ª Turma, rel. Min. Douglas Alencar Rodrigues, julgado 12.6.2019)

O presente material foi elaborado com fins didáticos e está protegido pela Lei 9.610/98, sendo parte integrante de material destinado a futura publicação. É vedada a sua reprodução ou divulgação: a) sem a autorização tácita ou expressa de seu autor; b) em curso ou disciplina que não tenha o próprio autor, pessoalmente, como professor; c) em tamanho ou formato diferente, ou com qualquer alteração em relação ao texto original; d) com fins lucrativos/especulativos (ressalvada a remuneração da empresa de reprografia autorizada, pelas tarifas correntes).


  • Sobre o autorNatália Piccolo, Especialista em Direito do Trabalho.
  • Publicações39
  • Seguidores85
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações443
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tst-decide-que-terceirizacao-fraudada-e-ilicita/744484318

Informações relacionadas

GEN Jurídico, Editor de Livro
Artigoshá 6 anos

Terceirização Ilícita na Reforma Trabalhista

Aline Pinheiro Advogada Trabalhista, Advogado
Notíciashá 7 anos

Saiba o que é uma fraude trabalhista e seus tipos mais frequentes

Geovani Santos, Advogado
Notíciashá 8 anos

Abono salarial: O que é?

Ministério Público do Trabalho
Notíciashá 7 anos

Bioenergia Brasil é condenada por terceirização ilícita

Angelo Mestriner, Advogado
Artigoshá 9 anos

Poderes do empregador

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)